entrevista

'O torcedor pode ter a certeza de que vai ver um time que briga até o final', afirma Dall'Astra

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Técnico Leocir Dall'Astra confirmou que a pré-temporada começa em 28 de fevereiro

O técnico Leocir Dall'Astra, que irá comandar o Inter-SM em 2022, esteve em Santa Maria de quarta a sexta-feira. Ele veio participar de reuniões no Estádio Presidente Vargas com a diretoria do Alvirrubro e componentes da comissão técnica. A vinda em definitivo para a cidade será na última semana de fevereiro, já que entre outras definições tomadas nos últimos dias, o começo da pré-temporada ficou marcado para 28 de fevereiro. Em entrevista ao Diário, o treinador revelou que dois jogadores teriam o nome já publicado no Boletim Informativo Diário (BID), com contratos com o time da Baixada, antes de serem emprestados para jogar a Série A do Mato Grosso. São eles, o lateral-direito Boré, que defenderá o Dom Bosco-MT, e o lateral-esquerdo Maicon Silva, que jogará, primeiramente, no Nova Mutum-MT. Confira a seguir, os principais trechos da entrevista de Dall'Astra, ao Programa Central do Esporte, da Rádio CDN 93.5 FM.

Técnico Leocir Dall'Astra visita a sede do Diário

Diário - Quais foram os principais assuntos tratados nas reuniões com a direção?

Leocir Dall'Astra - Uma das diretrizes para o início das atividades, que será dia 28 de fevereiro. Discutimos e definimos detalhadamente a composição da técnica e outros assuntos sobre planejamento do ano.

Diário - Qual o perfil de atletas que fará parte do elenco do Inter-SM?

Dall'Astra - Primeiro ponto, procuramos ver quem está livre no mercado. Ao mesmo tempo, quem está em uma Série A, e for bem, dificilmente vai querer jogar uma Divisão de Acesso. Gostamos de nomes que tenham imposição física, principalmente os zagueiros e os volantes. Queremos velocidade, jogadores com capacidade de retomar a bola o mais rápido possível. Queremos juventude para dar mais dinâmica e consistência. Não que o mais experiente não possa vir, mas aí tem que ter perfil dentro daquilo que vamos buscar no mercado.

Diário - Nomes que estavam nas últimas campanhas da equipe podem retornar?

Dall'Astra - Nós pedimos muitas informações a quem já estava aqui e conhece os grupos anteriores. Mas, são poucos que irão voltar ao clube. Uns dois ou três nomes, entre aqueles que ainda não estão empregados.

Diário - O meia Chiquinho está nos planos? Ele vai compor o grupo do Inter-SM?

Dall'Astra - O Chiquinho faz parte da história do clube e a gente tem que respeitar. Ele já deu a sua contribuição. Ele já foi meu jogador, tenho uma amizade muito grande por ele. O Chiquinho me ligou depois que eu acertei com o clube e nós conversamos. Falei da dificuldade que temos porque nossa folha é muito reduzida e ele não é um jogador barato. Eu disse a ele que conversai com outro meia, de características parecidas com as dele, mas que vai vir por um valor financeiro menor. Temos um orçamento apertado. Que o Chiquinho possa voltar ao Inter-SM, no ano que vem, para realizar a sua despedida, tomara que na primeira divisão.

Leia mais sobre Esportes

Diário - O Chiquinho não integrará então o plantel do Inter-SM?

Dall'Astra - Não. A princípio não. Isso aí!

Diário - Dê pistas de nomes de jogadores que Inter-SM tem um acerto encaminhado?

Dall'Astra - Estamos buscando para centroavante dois jogadores que podem vir. Agora, depende. Eles estão jogando a Série A, um aqui no Rio Grande do Sul, e outro fora. Um deles, inclusive, tem passagem por seleção brasileira de base. Mas, ainda depende do que vai acontecer nos desempenhos deles. Se eles tiverem outras propostas, não poderão vir. Nas Séries A1, A2 e A3 do Paulistão é um mercado no qual temos muitas negociações.

Diário - Quando devem ocorrer os primeiros anúncios de reforços?

Dall'Astra - Dois nomes, se vocês entrarem no BID, vão descobrir. Eles estão vinculados ao Inter-SM e irão jogar a Série A no Mato Grosso. (Referência ao lateral-direito Boré e ao lateral-esquerdo Maicon Silva). As vezes, fizemos contato com equipes para tirar informações de algum jogador, e aí eles vão lá, dois dias depois, e contratam aquele jogador o qual recém tiramos informações. No momento certo, vamos começar a anunciá-los.

Diário - Haverá chance para algum jogador da cidade? Nomes do amador? Ou algum atleta que tenha trajetória nas categorias de base e por ventura ainda não tenha vingado?

Dall'Astra - Discutimos isso durante esta semana. Se, muito bem indicado, o jogador pode ter um, dois, três, quantos dias necessários para ser avaliado, lá dentro, em meio à pré-temporada, mas sem inflar muito. Se me disserem que em "tal time", tem um "cara bom", vamos ver cada caso e ele terá chance de treinar com o grupo. Vamos analisar a parte técnica para ver se o atleta tem condições de ficar.

Diário - O Leocir tem um esquema tático preferido?

Dall'Astra - Eu gosto de usar uma linha com quatro defensores, um primeiro volante mais fixo, um segundo, que faz as funções de marcação e construção, um meia mais flutuante. Também dois homens de velocidade e de força, e um 9 referência. Mas, lógico, que vai depender de quem vier, se tivermos dois meias para aumentar a qualidade, a gente varia.

Diário - Qual o recado do Leocir Dall'Astra para o torcedor do Inter-SM?

Dall'Astra - O torcedor pode ter certeza que será um time competitivo e que vai brigar até o final. Não vamos nos entregar. Empenho não vai faltar, conhecimento nós temos um pouco, e vamos tentar passar aos jogadores. Fiquem tranquilos, que vão ver um time com a cara do treinador. No meu caso é de brigar, no bom sentido, lutar sempre e nunca desistir!



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maria Portela fatura bronze no Grand Prix de Judô, em Portugal Anterior

Maria Portela fatura bronze no Grand Prix de Judô, em Portugal

Próximo

Técnico Leocir Dall'Astra visita a sede do Diário

Esportes